segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Muito obrigada, meu amigo Lula

Moema Gramacho

No dia 1° de janeiro de 2011, ao mesmo tempo em que iniciamos um marco histórico com a posse da primeira mulher presidenta da República, comemoramos como maior legado da Era Lula, a imensa inclusão social, democracia e desenvolvimento para o país.
Lula é o Presidente do Povo e, também, o presidente mais municipalista da história deste país. Tratou com igualdade todos os municípios e regiões, independente da cor partidária. Os índices recordes de aprovação do seu governo – que no final do mandato superam a casa dos 85% - mostram que Lula foi um grande estadista, voltado para o bem da economia nacional, aliada ao combate sistemático da pobreza secular, tecendo um tempo de inclusão social jamais visto.
Lauro de Freitas hoje é destaque em desenvolvimento municipal, e isso se deve muito a uma parceria entre governo do Estado e ampla implementação de programas e ações sociais do Governo Federal, ao modelo de gestão participativa inaugurado pelo grande companheiro. Seu exemplo nos inspira e motiva. Hoje, servimos 3 mil refeições diárias a R$1 no Restaurante Popular, programa que faz parte da política pública de segurança alimentar e nutricional, juntamente com Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária, Compra Direta Local, todos vinculados ao do Ministério do Desenvolvimento Social.
Recentemente entregamos 120 casas para famílias atingidas por enchentes, numa parceria com o Ministério das Cidades, e outras 193 serão entregues no início do próximo ano. Já estão em construção 2.570 unidades do Minha Casa Minha Vida e agora estamos contratando mais 2 mil unidades, realizando o sonho da casa própria para essas de famílias. As obras do PAC já beneficiam milhares de pessoas e Lauro de Freitas, só agora sairá de 9% para 100% de esgotamento sanitário. Somos referência no Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, ao saltar do 438° lugar para o primeiro lugar entre os municípios baianos, com 27 consultórios odontológicos, um pronto socorro 24h e um Centro de Especialidades Odontológicos(CEO).
Lauro de Freitas é apontado pelo MDS como modelo de gestão nas políticas sociais. Em 2005 eram apenas 400 bolsas família; chegamos a 17 mil, colocando em circulação na economia local mais de 2,5 milhões de reais por mês. Paralelamente, investimos na emancipação econômica dos beneficiários com oferta de capacitação em inúmeras áreas.
Samu, CRAs, CAPS mental e CAPS prevenção às drogas, primeira Agência do INSS, agência dos Correios em Itinga, PRONASCI, PELC, Mulheres da Paz, Programas Segundo Tempo e Escola Aberta, Centro de Referência e prevenção à violência contra mulher, dentre outros. Tudo isso só pode ser feito pela sensibilidade de um presidente que compreende as necessidades do povo. Foi preciso ele, que chamavam de analfabeto, para ampliar a oferta de vagas nas universidades e No ensino fundamental para os filhos do povo, além de investimento nas escolas técnicas federais, sucateadas na gestão FHC.
Tenho orgulho de dizer que a nossa gestão em Lauro de Freitas recebeu por duas vezes o presidente Lula para inaugurar ou anunciar obras em bairros carentes – Itinga e Portão. Isso é inédito na história recente do país. Tenho orgulho ainda maior de registrar que nesse período, com Lula na presidência, Lauro de Freitas foi o município que mais gerou emprego no Estado e o quarto no país, reflexo da prioridade dada às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.
O Brasil, que se acostumou com seu jeito irreverente e franco, seguramente sentirá muita saudade do homem que fez história nesse país. É como ele próprio disse, “saudade a gente tem do que gostou”. Mais ainda quem como nós, que com ele convivemos desde os tempos de porta de fábrica, da construção da CUT e do PT, das lutas na rua por direitos e democracia; e lá se vão 30 anos. Vamos sentir saudade, sim. Mas também tirar dela a força para continuar aperfeiçoando seu estilo de gerir o bem público para o povo.
Agradeço a Deus por ter colocado você em nosso caminho. “Que ninguém jamais ouse duvidar da capacidade de luta da classe trabalhadora” (Lula).
Muito obrigada meu amigo, companheiro, presidente Lula.

2 comentários:

  1. Moema, no site da Prefeitura informa que o Residencial Alto do Picuaia seria entregue até dezembro/2010, conforme informação no link abaixo:
    http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/admin/app_index.php?chave=1ffb2ed58a36d4991488fbaa8de605e53228b682&acao=exibir_texto

    Agora ja tem informações que será entregue
    até Março/2011. E nem saio ainda a lista dos Comtemplados. Na revista Vilas Magazine deste mês ja mostra o conjunto residencial pronto, aguardamos uma reposta.

    Claudia
    3484-2854

    ResponderExcluir
  2. Eh prefeita, varias Prefeituras de cidades no interior da Bahia já entregaram as casas do programa minha casa minha vida, Lauro de Freitas até agora nada. Fiz meu cadastro no www.diasmelhores.ba.gov.br achando que o cadastro serviria para Lauro de Freitas, e devido a lamentável falta de organização e informação eu só fiquei sabendo disso quando fui a secretaria de habitação. Antes do Minha Casa Minha Vida, em 2007 eu deixei uma documentação minha na época do PAR como cadastro de reserva.Segundo os servidores eles me disseram que serviriam para futuros programas habitacionais, me pergunto se essa documentação ainda é valida. Sou conhecido pelo vice-prefeito de Lauro de Freitas João Oliveira e estou muito decepcionado com a gestão dos programas habitacionais.

    Leandro
    7187629344

    ResponderExcluir