quinta-feira, 31 de março de 2011

Sim, nós podemos muito mais



Isto é para dizer que as mulheres brasileiras têm muito ainda a se orgulhar, a partir do momento em que assumiram o comando central do nosso país através da guerreira, forte, autêntica, firme e competente presidenta DILMA ROUSSEF. Esta grande conquista nos estimula, cada vez mais, a buscar o empoderamento para as mulheres e, hoje, 30 de março de 2011, marcamos mais um ponto nesta trajetória de lutas e conquistas, desta feita, para as mulheres baianas.
Numa solenidade no Palácio Rio Branco, o Governador Jaques Wagner e a Primeira Dama, Maria de Fátima, anunciaram, para uma platéia majoritariamente feminina, a criação da SECRETARIA ESTADUAL DE POLITICAS PARA AS MULHERES DA BAHIA.

Por muitos anos, movimentos de mulheres, feministas, acadêmicas, estudantes, políticas, magistradas, operárias, camponesas, etc. lutaram pela criação de um instrumento no qual pudessem elaborar, planejar e executar políticas públicas que respondessem às velhas e novas demandas, oriundas de todos os movimentos e organizações sociais, em defesa dos direitos das nossas mulheres. A luta pela igualdade de gênero, contra a discriminação, de enfrentamento e combate a violência contra as mulheres, pela inclusão social e participação nos espaços de poder, sempre esteve presente no cotidiano dessas mulheres, durante décadas. Foram às ruas milhares de vezes. Caminharam, gritaram, protestaram, sorriram, choraram e algumas resistiram até não poderem mais. Protagonistas destas cenas reais, não abriram mão da definição do papel da sociedade civil e da instituição.

Apesar das enormes dificuldades alcançamos muitas conquistas. As Delegacias Especiais de Proteção à Mulher (DEAM), as Casas-Abrigo, os Centros de Referência à Mulher Vítima de Violência, a Lei Maria da Penha, dentre outras. Mas, vale salientar que a efetividade do funcionamento destes espaços administrativos ou jurídicos, sempre esbarrou na ausência de uma política bem definida, não esporádica ou pontual, e sim, uma política de Estado. Com a criação da Secretaria, o atual governo, democrático e republicano, assume seu papel de condução deste processo, pagando uma divida imensa que se tem para com as mulheres baianas. A possibilidade de implementação de políticas públicas historicamente almejadas por mulheres de todos os segmentos sociais e partidos políticos, de forma – esperamos - articulada e transversal, renova as esperanças de transformação de uma sociedade machista em uma sociedade mais igual e mais respeitada, onde as nossas mães, meninas, jovens, idosas, negras, mulheres, enfim, respirem liberdade, oportunidades, direitos, auto-estima e melhor qualidade de vida.

Temos certeza que uma vez criada a Secretaria, o Governador, com a mesma sensibilidade, garantirá o seu pleno funcionamento, cabendo a nós, mulheres, a sabedoria de dirigi-la à altura daquelas que mais precisam e das que batalharam para ver este sonho realizado. Nossa ousadia, maturidade e visão suprapartidária, combinadas com a competência política, administrativa e participação social serão fundamentais para o sucesso.

O momento é, pois, de parabenizar, primeiro às mulheres, pela nossa história e lutas; depois ao Secretário de Relações Institucionais, Cesar Lisboa, pelo seu empenho junto ao Governador; à Primeira Dama, Fátima Mendonça, pelo estímulo; e ao Governador Jaques Wagner pela decisão que deixa sua marca na História da Bahia e do Brasil como aquele que não teve medo de contribuir para o empoderamento das mulheres.
Sim, porque depois de tudo isto, NÓS PODEMOS MUITO MAIS!!!!!!!

Moema Gramacho
Prefeita de Lauro de Freitas-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário