quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia 8 de Março



Hoje é o dia de uma linda celebração, mas é preciso muito mais do que flores para lembrar a importância desta data. Gostamos de rosas, mas exigimos respeito e igualdade!

Também tenho muito orgulho que uma das prioridades desta gestão tenha sido a mulher, que vem conquistando o espaço que é seu de direito na nossa sociedade.

Segue abaixo algumas das nossas principais ações:

- Criação da Lei 1457 antibaixaria. A prefeitura de Lauro de Freitas não investe recursos públicos em bandas e artistas que em suas músicas a mulher seja depreciada.

- Em 2011, cerca de mil mulheres foram atendidas no Centro de Referência Lélia Gonzáles. Entre os serviços mais procurados estão acompanhamento jurídico e psicológico.

- As mulheres também são prioridade no Programa Bolsa Família e Programa Minha Casa, Minha Vida. Das 1.131 unidades já entregues, 1.007 chaves foram destinadas às mulheres.

- Gestantes com anemia falciforme tem gravidez de auto risco. O Centro de Atenção a Anemia Falciforme dedica atenção especial no atendimento as mulheres portadoras da doença. Acompanhamento gestacional, até o parto.

- Campanha contra o câncer de mama. Lauro de Freitas é um dos cinco municípios baianos a ter mamógrafo próprio. De janeiro a dezembro de 2011 foram realizados mais de 5 mil exames.

- Lauro de Freitas foi o primeiro município da Bahia a estender a licença maternidade de quatro para seis meses.

- A primeira creche municipal de Lauro de Freitas, a Deputado Paulo Jackson, foi inaugurada em 2005, primeiro ano da primeira gestão da prefeita Moema Gramacho. Hoje o município mantém 14 creches – cinco municipais e nove conveniadas - atendendo cerca de 1.400 crianças. Outras três estão em construção e cinco com recursos garantidos pelo Ministério da Educação.

- O Centro de Saúde da Mulher realiza mensalmente cerca de 500 consultas ginecológicas, 170 atendimentos de Planejamento Familiar, e acompanha atualmente 73 gestantes cadastradas.

- Até o final deste ano, será implantada a Casa de Parto. A unidade faz parte da Rede Cegonha que assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, e às crianças o direito ao nascimento seguro. A Casa terá dez quartos com capacidade de sete partos naturais por dia.

- A Prefeitura está entregando ao governo do Estado, o imóvel onde deverá funcionar a Delegacia da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário